Dethleffs-Logo
Português

A invenção do caravanismo

90 anos Dethleffs

Descubra aqui como tudo começou há 90 anos e o que têm em comum a invenção do caravanismo e uma verdadeira história de amor — basta deslocar a página para baixo.

Um presente de casamento lendário

1931

Como chefe júnior na fábrica de chicotes e rédeas do seu pai, Arist Dethleffs ausenta-se frequentemente e durante semanas em viagens de negócios. Inspirado pelas ideias da sua noiva, Fridel Edelmann, trabalham juntos para encontrar uma solução que lhes permita contornar os longos períodos de separação. “A solução ideal para nós seria algo como uma carroça cigana, onde viajaríamos juntos”, anota Fridel no seu diário. Como presente de casamento, Arist coloca o plano em ação em 1931 e constrói a “Wohnauto” (autocaravana). A viagem inaugural realizou-se na terça-feira de Páscoa de 1932 e, após as primeiras viagens de teste, seguiram-se milhares de quilómetros de viagem juntos. Com a sua “Wohnauto”, os dois inventam nada menos do que o caravanismo! Uma forma de férias e lazer que tem atualmente milhões de seguidores.

Uma conceção perfeita, desde o início

A pensar em tudo

O pai de família Dethleffs adapta a casa sobre rodas aos desejos e necessidades dos seus entes queridos. Após o nascimento da sua filha Ursula, em novembro de 1933, a “Wohnauto” torna-se a caravana familiar. O inventor integra inclusivamente uma banheira para dar banho à pequena filha e lavar a roupa no piso do veículo.

“É maravilhoso viajar assim — não nos falta nada, temos uma casa confortável com jardim permutável e temos sempre uma nova vista pela janela”

Fridel Dethleffs

A jovem startup cresce

A procura aumenta

Com a sua caravana invulgar, a jovem família Dethleffs despertou tanto interesse que, em pouco tempo, foram produzidas as primeiras caravanas por encomenda.
No entanto, a produção manual num barracão situado nas instalações do pai excede rapidamente a sua capacidade máxima. Em 1936, a Dethleffs Wohn-autobau já contava com seis colaboradores permanentes.

A pioneira dos veículos recreativos pensa no futuro

Entusiasmo sem limites

A família Dethleffs empenha-se em expandir a ideia do caravanismo, sempre com novas vertentes. Seja em viagens de longa distância ou em campismo de inverno, as quatro paredes sobre rodas acompanham todo o percurso. E, naturalmente, todas as viagens curtas — ou por vezes até as viagens de 9000 km de distância — são sinónimo de um test drive. Estas viagens permitem testar pessoalmente a qualidade e a funcionalidade dos veículos, permitindo também desenvolver cada nova característica com base na experiência prática.

Desfrute de momentos inesquecíveis

O sentimento Dethleffs

A estadia na caravana concebida a pensar nas famílias é vivida como se de uma segunda casa se tratasse. Um lugar de união, harmonia e bem-estar. E uma excelente forma de viver a natureza. Permanecem as memórias inesquecíveis. Uma Dethleffs cresce nos corações dos seus proprietários: uma amiga da família.

Sempre na vanguarda

Sempre em movimento

A amizade e a família constituem o núcleo da marca Dethleffs e continuam a ser vividas de corpo e alma na empresa. E o espírito pioneiro desses tempos ainda vive em nós. Em cada momento e em cada veículo. Boa viagem!

“Arist Dethleffs transformou uma ideia num movimento. O seu espírito pioneiro permanece vivo na Dethleffs, inspirando milhões de pessoas desde então.”